quarta-feira, 30 de março de 2011

Condicionamento Físico

CONDICIONAMENTO FÍSICO
O condicionamento físico é a prática de uma determinada atividade física, onde o objetivo maior é adquirir uma boa condição corporal ou melhorar a aptidão física sempre praticando com regularidade. Pode ser adquirido através de ginásticas, corridas, caminhadas, musculação, natação, vários esportes entre outros. Com uma adaptação lenta e gradual, pode-se melhorar a aptidão física, para isso precisa-se sair do sedentarismo, mover-se de alguma forma, atingindo assim uma melhora na performance física e fortalecendo o corpo, o coração, os músculos e obtendo um corpo saudável. Visa também, além da busca da aptidão física, o equilíbrio das qualidades essenciais que deve possuir o indivíduo, tais como:
 força, resistência, velocidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, destreza,
Dependendo da atividade física trabalhada a intensidade, a carga de esforço, dosagem e velocidade, mudam sofrendo alterações de esporte para esporte ou de prática para prática. O condicionamento físico precisa ser assimilado, contínuo e gradual, exige ambiente apropriado e saudável. Ele deve ser executado com regularidade, ordem, satisfação, entusiasmo, vigor, cordialidade, alegria,
Já foi constatado em várias oportunidades que se tal ambiente não ocorre, o trabalho físico fica limitado e não há mudança e nem assimilação. De acordo com o estado físico do indivíduo, devemos aumentar ou diminuir a carga de esforço e haverá sempre variações. Para sermos mais precisos, faz-se necessário a obtenção das medições das freqüências cardíacas de repouso, inicial e de treinamento para respectivos testes e avaliação física. Observando sempre que possível as respostas do corpo. Avaliar é importante para concluir o trabalho com êxito. E resultados práticos nos estimulam a continuar, observando-os com testes, circuitos de ginástica, corridas, etc.. Resultados estes que contribuem para melhorar a aptidão física, melhorando o condicionamento geral. Para tal observa-se nas condições físicas a utilidade, validade, fidelidade, rapidez, objetividade, simplicidade de execução e controle.
INFORMAÇÃO ADICIONAL PRA VOCÊS
Conheça o Índice de Massa Corporal, um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com bom grau de acuidade, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é:
IMC = peso / (altura)2 = ?
Ex. uma pessoa pesa 60 Kg e mede168m, ela esta no índice 22 peso normal (tabela de valores abaixo)
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem tem um Índice de Massa Corporal alto e não serem obesas. O IMC, também não é aplicável para crianças. Outro problema é a influência, ainda não suficientemente estudada, que as diferenças étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23. Observe os pontos fracas dessa pratica e analise a sua.



Condição IMC em adultos
abaixo do peso abaixo de 18,5
no peso normal entre 18,5 e 25
acima do peso entre 25 e 30
Obeso acima de 30
CONDICIONAMENTO FÍSICO COMO ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS BATIMENTOS CARDÍACOS.
As sessões de exercícios aeróbicos devem durar entre 20 e 60 minutos cada, dependendo da intensidade com que você se exercitar, além de suas metas.

Você pode calcular seus batimentos cardíacos por minuto tomando o pulso por 15 segundos e multiplicando por 4.
Para obter os benefícios da aeróbica, os especialistas em condicionamento físico recomendam que você se exercite a 60 a 90% de sua quantidade máxima de batimentos cardíacos. Você pode determinar sua zona de batimentos cardíacos para exercícios consultando-se com um médico ou um professor de educação física. Você também pode calculá-la sozinho. Comece subtraindo sua idade de 220; o resultado será sua quantidade máxima de batimentos cardíacos por minuto. Por exemplo, se você tiver 30 anos, serão, no máximo, cerca de 190 (220-30) batimentos por minuto. Durante a atividade física. Multiplique o resultado por 0,6 (60%) e por 0,9 (90%), respectivamente, para descobrir os limites mínimo e máximo de sua zona de treinamento. Por exemplo, se sua quantidade máxima de batimentos cardíacos for 190 batimentos por minuto, sua zona de treinamento está entre 114 (190 x 0,6) e 171 (190 x 0,9) batimentos por minuto. Se você estiver começando com um programa de exercícios, faça-o ficando próximo de seu limite mínimo da zona de treinamento e, gradualmente, aumente a intensidade dos exercícios. Para um exercício aeróbico para queima de gordura, recomendam-se exercícios mais demorados (35 minutos ou mais) e freqüentes (quatro ou cinco dias por semana) a um ritmo mais moderado. Para controlar seus batimentos cardíacos, você precisa de um relógio que meça segundos. Você pode tomar o pulso na artéria radial (na parte interna do punho, logo abaixo da mão) ou na artéria carótida no pescoço. Coloque levemente os dedos do meio e indicador de uma das mãos em qualquer um dos lados para sentir o pulso. Conte o número de batimentos por quinze segundos e multiplique por quatro para determinar a quantidade de batimentos por minuto. Verificando rapidamente o pulso durante o exercício aeróbico, você será capaz de dizer se está dentro de sua zona-alvo. Se seus batimentos cardíacos estiverem abaixo da zona-alvo, aumente o ritmo. Se estiverem acima, diminua o ritmo. É importante trabalhar grupos musculares para melhorar sua força e boa forma, pode ser através de:
• Exercícios de aquecimento;
• Exercícios para os braços, peito e ombros;
• Exercícios para os músculos abdominais;
• Exercícios para as pernas;
• Alongamento;
Cuide-se e tenha um bom condicionamento físico, não esqueçam de uma alimentação adequada e equilibrada. Com prazer de ser sua professora.
Professora Valeria de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário